terça-feira, 31 de agosto de 2010

Resenha: Solarium 2

Acabei de terminar de ler este livro, uma coletânea de 25 contos, por 25 autores brasileiros, de ficção científica. Comprei meio que por impulso, na Bienal do Livro em São Paulo, no estande da Editora Multifoco (twitter | site). A grande quantidade de autores em um único volume significa que os contos em si são pequenos, mas nem por isso menos interessantes.

Na minha opinião, a qualidade das estórias varia bastante no livro, com algumas se destacando das demais: eu fiquei muito impressionado com o conto Entre o Céu e a Terra, de Jota Fox & Misael Archanjo, e Sapiens, de Cátia Cernov. Mas não desmerecendo os demais; cada um dos contos tem um ponto a seu favor.

Mas também tem muita repetição. Conto sim, conto não, temos uma história sobre a destruição do planeta pela raça humana, ou a conquista de outros mundos por ela; uma dicotomia entre os causadores da destruição e os pioneiros do espaço. Nada contra; mas muito disso também enjoa, não? Além disso, o fato de algumas histórias serem muito curtas (tem uma de uma página, apenas!) faz com que não haja uma caracterização profunda dos personagens.

Mesmo assim, é um livro bem interessante! Certamente merecedor das 4.3 estrelas no Skoob. Me deixou com vontade de ler o primeiro da coleção, e os outros da mesma linha (como Sinistro!, Assassinos S/A, entre outros).

Mas, antes disso, já tenho outro dessa editora para ler: O Servidor, de Celso Junior. Quando terminar, postarei a resenha aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário