terça-feira, 7 de setembro de 2010

Resenha: Uma Princesa de Marte

Como eu mencionei no meu post anterior, Edgar Rice Burroughs escreveu um monte de histórias em vários universos (literalmente!). Uma de suas séries mais famosas envolvem as aventuras do Capitão John Carter, da Virgínia, que por razões misteriosas vai parar em Marte (que os nativos chamam de Barsoom) e vive lá grandes aventuras.

Terminei de ler o primeiro livro dessa série, Uma Princesa de Marte, e devo dizer que gostei MUITO! Apesar de um comecinho meio fraco, a ação pega fogo logo cedo, e num ritmo alucinante. John Carter encontra e combate homens verdes de Marte (que têm quatro metros de altura e dois pares de braços), homens vermelhos de marte (parecidos com humanos) e mais uma infinidade de bestas e monstrosidades. E ainda se apaixona por uma princesa, o que não é difícil, já que ela é uma gata e, como todos os marcianos, acostumada a andar totalmente quase pelada por aí.

O que mais me chamou a atenção foi que o livro foi publicado em 1917, e por isso traz muitas ideias que o pessoal tinha de Marte na época (os canais marcianos, por exemplo, realmente existem no livro e eram utilizados como meio de transporte).

Diz se você não ia querer ir pra Marte também! ;)


Enquanto eu lia, me vinha à cabeça a imagem de um Conan com um universo mais fantástico. A arte que encontrei na internet também contribui pra isto. Recomendado!

Um outro detalhe interessante é que, por ter quase 100 anos, esse livro (e todos os outros da série, que continua com The Gods of Mars e The Warlords of Mars) estão disponíveis gratuitamente no Projeto Gutenberg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário