domingo, 12 de dezembro de 2010

Meu Template para Resenhas

Este é um post mais para minha própria organização. Percebi que várias vezes faço uma resenha de um livro mas aponto apenas algumas curiosidades ou fatos esparsos sobre ele e seu autor... quando poderia me aprofundar na obra de forma mais metódica.

Nas minhas próximas resenhas (ou talvez alguma das recentes, retroativamente, se me der na telha), passarei a escrever pelo menos um parágrafo sobre os seguintes aspectos do livro:

Personagens: Minha intenção não é fazer um rol dos personagens e seus papéis, mas refletir sobre a sua profundidade, verossimilhança, e desenvolvimento. Existem personagens que são "realistas" e outros que são "ideais"; "esféricos" e "planos"; "overrated" e "underrated".

Enredo: ou plot, ou roteiro. Novamente, não é para ser um spoiler estruturado; é apenas para pensar se a estória que o autor criou é interessante, se é original, se é consistente. Já li livros onde a história tinha mais furos que a parede do quarto de Sherlock Holmes...

Estilo: Os personagens e o enredo compõem uma parte da obra... mas, existem traços do estilo do autor que podem estragar uma boa combinação, ou redimir uma ruim. Stephen King é capaz de descrever um personagem chato de forma interessante; Charles Bukowski consegue narrar uma estória ridícula de forma engraçada.

Tentarei seguir esta fórmula daqui pra frente :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário