sábado, 19 de fevereiro de 2011

Alex's Adventures in Numberland

Um livro de... matemática? Sim, claro, por que não? A matemática também pode ser uma leitura fantástica, por isso se enquadra no blog!

Este post em particular é para me lembrar de um livro que vi no blog da New Scientist, e é um dos melhores de 2010 nessa categoria. A tradução da sinopse:

Existem crianças em Tóquio, treinadas em clubes escolares de ábaco, que são capazes de somar 30 números longos usando apenas a imagem mental de um ábaco... e mais rápido do que algumas com calculadoras! E existe uma matemática em Nova York cujas peças de crochê ajudaram suas colegas a visualizarem superfícies em espaço hiperbólico pela primeira vez. Esses são alguns dos personagens que populam "Alex's Adventures in Numberland".

O livro descreve as interações do autor (Alex Bellos) com uma grande variedade de mentes brilhantes, bem como os conceitos incríveis que elas manipulam. Veja a explicação de por que o Infinito vem em vários tamanhos e por que os postulados de Euclides só valem para um espaço plano. O resultado é um tratado sobre o nosso relacionamento estranho, às vezes difícil e, acima de tudo, nunca entediante com os números.

Achei também um artigo da Folha Online sobre este livro. Se for como o Almanaque das Curiosidades Matemáticas, vai ser leitura bem interessante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário