sábado, 18 de setembro de 2010

Autora: Ursula K. Le Guin

(A pedidos: um apanhado e reading guide da autora Ursula Le Guin. Ela é uma das autoras essenciais de sci-fi relatadas no post anterior!)

É difícil dizer a imagem que vem à mente quando pensamos em um autor de ficção científica. Mas, uma que certamente não é comum (pelo menos para mim!), é a de uma autora de ficção científica. E é isso que Ursula Le Guin é!

Le Guin é filha de uma escritora e um antropologista. E muito disso teve influência em seu trabalho, que costuma lidar não apenas com o lado "científico" da ficção, mas também com os aspectos sociais e o impacto cultural de se colocar sociedades alienígenas em contato umas com as outras. Hoje com 80 anos, seus temas também incluem ecologia e até identidade sexual. Ela também usa situações alienígenas, como as tarefas cotidianas de protagonistas em um mundo estranho, para transmitir mensagens sobre a própria humanidade.


Ela começou a escrever desde os 11 anos, tentando enviar uma história para a revista Astounding Science Fiction (guarde o nome, essa é uma de várias revistas antigas importantíssimas para sci-fi). Conseguiu vários prêmios, inclusive alguns dos mais importantes para sci-fi: ganhou cinco Hugo Awards e seis Nebula Awards, foi contemplada com o Gandalf Grand Master Award e o Science Fiction And Fantasy Writers Of America Grand Master Award. Sua história The Farthest Shore ganhou o National Book Award for Children's Books.


Reading Guide


Muitas histórias de Le Guin estão ambientadas em universos similares. Vejamos dois em particular:


Earthsea - Este é um mundo de ilhas e arquipélagos, habitado por uma miríade de povos. Este é um livro de fantasia mais do que sci-fi. Na visão de Le Guin, é um erro ter que assumir que toda fantasia medieval tem que envolver os povos caucasianos e ser ambientada na Idade Média; portanto, as raças de Earthsea são principalmente pessoas de cor,  mais ou menos na Idade do Ferro (ou do Bronze, pois o ferro é raro).  O mundo é mágico, possui dragões e outras raças místicas.


Esta série começou uma short story, chamada The Word Of Unbinding. Os livros vieram em seguida, espaçados de 1968 até 2001. Na ordem: A Wizard Of Earthsea, The Tombs of Atuan, The Farthest Shore, Tehanu: The Last Book Of Earthsea, The Other Wind, e Tales From Earthsea.

Hainish Cycle  - Ambientadas no planeta Hein (ou tendo-o como pano de fundo), onde exista uma Liga de Todos os Mundos (pelo menos nas primeiras histórias: Rocannon's World, Planet of Exile, e City of Illusions). Nesta última, a Liga foi conquistada ou fragmentada.


O interessante nesta série é que não existe um dispositivo de viagem FTL (faster-than-light), embora exista comunicação FTL. Isto restringe as opções, e a imaginação de Ursula reúne as raças e narra seus conflitos.



No quarto livro, The Left Hand Of Darkness, os planetas da Liga se reuniram em uma entidade chamada Ekumen, que controla a interação e a introdução de raças alienígenas. O quinto livro, The Dispossessed, na verdade é cronologicamente o primeiro, descrevendo o contato de uma civilização sendo visitada pelos Hainianos e pelos Terráqueos. O sexto, The Word For World is Forest, narra a criação da Liga.

Várias outras histórias foram escritas fora dessas duas séries acima. Um apanhado da Wikipedia: The Lathe of Heaven, The Eye of the Heron, The Beginning Place, Always Coming Home, e Lavinia (este em 2008).

E vocês? Quais dos dois mundos (fantasia ou sci-fi) vocês gostariam de ler primeiro? :)

Um comentário:

  1. Que intessante!! Fiquei com vontade de ler os livros da Earthsea. Você sabe se existem edições publicadas no Brasil?

    ResponderExcluir