terça-feira, 21 de setembro de 2010

Série: Wild Cards

Quem jogava RPG por volta de 1990 provavelmente ouviu falar nos Cartas Selvagens, tipicamente através de um suplemento do GURPS Supers. É um universo fictício muito rico, apinhado de super-heróis e super-vilões... mas com algumas características muito peculiares.

A origem do universo de Wild Cards se dá quando, em 1946, um vilão ameaça liberar um vírus capaz de reescrever o DNA humano sobre Manhattan. (A real origem do vírus e seu propósito são muito mais complexos do que o próprio vilão podia imaginar!). Ele luta contra Jetboy, um jovem piloto da força aérea, em uma estupenda luta nos céus.

Mas, ao contrário do que aconteceria em uma história de heróis água-com-açúcar, ela não acaba bem. A cápsula com o vírus explode na estratosfera e o mundo inteiro é contaminado...

O vírus pode ficar dormente por bastante tempo. Quando se manifesta, entretanto, a pessoa enfrenta um destino perigoso. 90% dos infectados -- os que "tiraram a dama de espadas" -- morre instantaneamente, muitas vezes de formas horríveis: derretem, entram em combustão, viram do avesso... Muitos não morrem, mas se tornam mutantes horríveis, com deformidades que vão do inócuo (dedos extras) ao grotesco (um nariz que se transformou em uma massa de tentáculos, ou uma moça cuja camada externa da pele ficou transparente, exibindo seus órgãos internos). Esses são os "tiraram o Coringa".

E uma porcentagem mínima tira um Ás, e se torna um super-herói nos moldes tradicionais.

A originalidade e o excelente estilo da série está em ter uma abordagem "realista" para os problemas e confrontos que ocorreriam na sociedade daí pra frente. Os heróis e os monstros têm problemas mundanos e contas para pagar, apesar de terem também ameaças mundiais para combater, como ataques de alienígenas, seres místicos de outras dimensões, e os tradicionais vilões que querem dominar o que restou do mundo.

A série tem um total de 17 volumes entre 1987 e 2006. No Brasil, uma minissérie em quadrinhos foi publicada pela Editora Globo em 1992. Tem gente vendendo a coleção, que deve ter umas 200 páginas, no Mercado Livre!

Detalhes interessantes: grande parte das ideias da série surgiram em partidas de RPG, mestradas pelo George R. R. Martin, o mesmo autor da série "Crônicas de Gelo e Fogo" que está sendo lançada agora pela Editora Leya!

Nenhum comentário:

Postar um comentário