domingo, 24 de outubro de 2010

Resenha: Dragões de Éter

(Resenha com quase um mês de atraso!)

Já tinha ouvido falar de Dragões de Éter antes da Bienal do Livro SP de 2010, mas muito pouco. Encontramos o Raphael Draccon na Bienal e compramos (e autografamos!) o primeiro volume.Foi na mosca! Com certeza vou ler o resto da trilogia.

Uma das características que me chamou a atenção foi o narrador, que, ao contrário da maioria, tem personalidade. Ele não é um protagonista, mas conversa com você durante o livro. É fácil se identificar com ele. Bem legal!

Como diz a quarta capa, a história é recheada de referências à "nova cultura pop": jogos de videogame, músicas e bandas modernas (outras,  nem tanto), e principalmente contos populares, recontados e costurados para formar uma trama. Em certo ponto torna-se um jogo: você consegue identificar o que Raphael Draccon está referenciando com este personagem, esta situação, este nome?

Essa mistura do narrador carismático e histórias conhecidas torna a leitura muito fluida, muito fácil, e muito cativante! É difícil largar o livro, com uma reviravolta atrás da outra.


A história segue as aventuras de vários protagonistas, alguns bem conhecidos: João e Maria (da casa de doces) e Chapeuzinho Vermelho. Mas não pense que é um livro infantil; o chapéu ficou vermelho com o sangue da avó devorada, e a casa de doces era na verdade de barro e cacos de vidro! Outros personagens, como o príncipe Axel Terra Bradford, são referências a Final Fantasy e outros jogos do gênero.

Esses eventos terríveis já foram enterrados no passado, juntamente com as bruxas maléficas, contra quem o rei, Primo Branford, empreendeu uma verdadeira guerra. O reino onde vivem desfruta agora de um período de paz... mas isso está prestes a mudar. 

Dragões de Éter -- Caçadores de Bruxas (rating no skoob: 4.1) é o primeiro volume de uma trilogia. Os próximos, na ordem, são Coração de Neve (4.5) e Círculos de Chuva (4.5). Mas, para quem não gosta de se comprometer com uma série longa, boas notícias; o primeiro volume é um arco de história completo, sem cliffhangers!

Não deixem também de ler o conto extra que há no final do livro! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário