quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Resenha: A Máquina do Tempo

Esta edição da Máquina do Tempo, de Herbert George Wells, é muito interessante, em parte pelo prefácio que a acompanha. É interessante também porque é um livro escrito em 1895 que relata as primeiras ideias sobre viagem no tempo.

Basicamente, Wells foi um dos primeiros (pelo menos na literatura fantástica) a encarar o tempo como uma linha, onde se pode viajar para a frente ou para a trás usando uma máquina mecânica, como um carro ou uma bicicleta fazem nas outras três dimensões.

O conceito se popularizou, e hoje é até comum para alguns enxergarem o tempo como uma linha na qual só nos movemos (atualmente!) para a frente (uma arrow of time). Mas muitas histórias e filmes lançaram mão dessa imagem, como em Back To The Future 2 (veja se você se lembra dessa cena abaixo!)

A história em si é interessante; acompanha as tribulações do Viajante do Tempo (ele não tem um nome na história) indo até o ano 802.701 e encontrando a civilização humana... bem diferente, para não dizer outra coisa. Ele não consegue se comunicar direito com os humanos, que é algo inovador em comparação com outros contos da época (ele até comenta, no livro, que não possuía um "cicerone" para lhe explicar as coisas, como acontecia em outras histórias). Por isso, ele faz suposições e teorias baseadas no que ele vê... e, quanto mais vê, mais a teoria muda e se torna sombria!



Assim como seu contemporâneo Júlio Verne, as histórias de H. G. Wells tem um quê de steampunk (embora esse termo certamente não existisse na época!). A máquina, por exemplo, é descrita como um objeto de bronze e madeira, mas o princípio de seu funcionamento é sumariamente ignorado pelo narrador.

O livro é curto -- por volta de 32.000 palavras -- e, sendo tão velho, já está isento de copyright, o que significa que você pode baixá-lo de graça e legalmente pelo Projeto Gutenberg neste link.

A menos, é claro, que você ainda goste de "viver no passado" como eu e ler histórias em objetos estranhos feitos de árvores mortas ;)

2 comentários:

  1. Essa cena do filme De Volta Para o Futuro é clássica, toda vez que preciso explicar alguma coisa sobre viagem no tempo uso ela :D

    ResponderExcluir
  2. A cara do Doc Brown em si é impagável! Tem vááárias cenas memoráveis desse filme :)

    ResponderExcluir