segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

The Disappearing Spoon

Outro livro fora do padrão do blog, mas nem isso menos fantástico, é "A Colher que Desaparece (e outras histórias de loucura, amor, e o mundo através da tabela periódica)".

Sam Kean, o autor, nos revela: 90% das partículas do Universo são hidrogênio... e os 10% restantes são hélio. Todo o resto, incluindo os 6 milhões de bilhões de bilhões de quilos da Terra, não são nada mais que erros de arredondamento. E é neste pedacinho que o restante do livro se inspira.

Kean é fascinado por química desde que via o mercúrio dentro dos termômetros, quando criança. Ele investiga substâncias curiosas e descreve 118 elementos e suas histórias sórdidas. Por exemplo, na corte de Napoleão Bonaparte, o alumínio era um metal precioso, e apenas os convidados mais importantes usavam talheres desse elemento; os demais tinham que se "contentar" com os talheres de ouro. Mais do que isso, o livro conta a história da tabela periódica, que na verdade é a história dos homens e mulheres (ligeiramente loucos) que a compuseram e a moldaram.

O título do livro vem de uma brincadeira (que hoje em dia não se faz mais, por questões de saúde) envolvendo um material chamado Gálio. Este metal é sólido em temperatura ambiente, mas derrete a 30°C... o que levou a uma popular pegadinha, de criar uma colher disso e dar a um convidado, que fica estarrecido quando a vê se dissolver ao usá-la para mexer seu chá!

Incrível? Mas existe um vídeo dessa brincadeira em ação!


Fica a dica para os cientistas de plantão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário