sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Wishlist: Ringworld

A minha meta de leitura -- a Lista do Livreiro das Galáxias -- continua com a regra de não possuir nem mais, nem menos de 10 livros em um certo instante. Mas alguns entram no radar e não podem ser apenas esquecidos; por isso, eis um breve lembrete de um livro significativo para a história da ficção científica: Ringworld, de Larry Niven.

Desconheço completamente o plot do livro (e tenho que admitir que a sinopse dada no Skoob é um tanto maluca!). Mas o conceito do qual o livro empresta o nome é bem conhecido: é um anel gigantesco, artifical, construído em torno de uma estrela, com o objetivo de capturar a sua energia e convertê-la para uso de seus habitantes.

A ideia é um caso especial de uma concha de Dyson, uma estrutura de proporções inimagináveis no formato de uma esfera que contivesse uma estrela em seu centro. Freeman Dyson, o cientista que imaginou essa estrutura, na verdade havia pensado em um conjunto de objetos (placas) independentes que orbitariam o Sol; Larry Niven e outros escritores de ficção extrapolaram o conceito para outras estruturas como o anel e a concha.

Doideira? Com certeza. Mas, o argumento de Dyson é que civilizações muito avançadas iam mais cedo ou mais tarde precisar de toda essa estrutura para coletar energia para sobreviver. Portanto, uma busca no espaço por sinais dessas estruturas seriam um indício de civilizações alienígenas avançadas.

De qualquer forma, o que mais me interessa agora é o livro, não a teoria por trás dele. Ganhou o Hugo em 1970 e o Nebula e Locus Award em 1971. Vejamos se Larry Niven corresponde às expectativas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário