quarta-feira, 30 de março de 2011

Resenha: A Dama do Falcão (Marion Zimmer Bradley)

Não, não é essa a capa do livro que eu comprei -- bem que eu gostaria, mas a minha capa é a mais tradicional (mais abaixo). Segue uma sinopse resumida:

Romilly rejeitou seu nascimento nobre para tentar a busca pela liberdade. Possuidora de um talento raro que lhe permitia comunicar-se com os animais das colinas e das florestas, ela vivia entre eles e rejeitava a humanidade.
Era um período de guerra e caos nas terras de Darkover, quando usurpadores se apossavam do trono e o verdadeiro rei vagava disfarçado, com um preço por sua cabeça. Romilly não queria ter qualquer envolvimento nessas lutas, mas para outros homens e mulheres que partilhavam de seu talento, ela era a solução.
E, seja vestida de homem ou na mente de algum animal, ela era acima de tudo humana.

A Dama do Falcão (ou Hawkmistress!, em inglês) é um dos muitos livros de Marion Zimmer Bradley ambientados no universo ficcional de Darkover. "Darkover" é propriamente o nome do planeta, similar à Terra na idade medieval.

Estilo: Este livro foca muito mais no aspecto "fantasia" de Darkover do que no "sci-fi". Desde o começo, o mundo é medieval, regido por reis e nobres, servido por camponeses, com guerras lutadas com espadas e cavalos entre a honra e a ganância. Inclusive, na minha opinião o gênero de fantasia que Marion Zimmer Bradley tece neste livro é "duro": não há raças paralelas como elfos, anões e orcs, nem muita magia (em comparação, por exemplo, com Tolkien).

O que, por sua vez, destaca o Enredo. A protagonista é Romilly, que odeia a perspectiva de se tornar uma dama, com o dever de gerar filhos, e impossibilitada de passar o tempo com seus animais (falcões, cavalos, e cachorros). Entre a sua busca por seus ideais, o conflito com a dureza da vida fora de casa, e suas jornadas pelo mundo, a autora tece uma atmosfera bem realista.

Mas apesar do desejo de Romilly de se manter à margem dos acontecimentos importantes da época (o conflito entre o rei por direito e o usurpador), seu talento não a deixa passar despercebida. Ela possui um papel fundamental no conflito político que se desdobra ao mesmo tempo em que ela amadurece.

Romilly não é a única Personagem bem resolvida da história; existem vários outros, dos Reis em conflito até os aldeões, bandidos, camponeses, nobres, amigos e parentes. E isso sem contar os animais; com seu talento para se comunicar com os cavalos, os pássaros-sentinela, os falcões e muito mais, é de se esperar que eles também tenham um papel de destaque na trama.

De uma forma geral, A Dama do Falcão é um livro perfeito -- ótimo ambiente, realista e plausível, com pitadas comedidas de magia, um conflito empolgante e personagens carismáticos. A descrição na Wikipedia leva a crer que outros livros explorarão mais os aspectos de ficção científica: a origem das linhagens dos reis e dos talentos empáticos dos nobres.

E, para arrematar, este livro foi comprado na Estante Virtual -- pois a reedição custava mais de R$ 60, e eu obtive minha cópia, usada mas em ótimo estado, por menos de R$ 15. Ponto para a livre troca entre leitores! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário