quarta-feira, 2 de março de 2011

Resenha: The Unwritten (Mike Carey, Peter Gross)

Tive a oportunidade de ler esta série de comics, com roteiro de Mike Carey e arte de Peter Gross. O selo Vertigo começou a publicá-la em 2009, e já existem 22 números até agora, agrupados em três volumes:

Volume 1: Tommy Taylor and the Bogus Identity (números 01-05)
Volume 2: Inside Man (06-12)
Volume 3: Dead Man's Knock (13-17)
    A estória acompanha Tom Taylor, o filho de um excêntrico e recluso escritor, cujos livros infanto-juvenis revolucionaram o mundo. Tom compartilha o nome do principal personagem dos livros de seu pai: Tommy Taylor, um jovem bruxo, referência óbvia a Harry Potter (a série referencia  referencia dezenas de autores e obras famosas).

    Tom tem hoje entre 20 e 30 anos, e desde que seu pai desapareceu, ele tem vivido uma vida que não é a dele: todos que olham para ele vêem Tommy, o personagem, e não Tom, a pessoa real. Por mais que ele ganhe dinheiro autografando livros e aparecendo na mídia, ele não tem nenhum talento próprio.

    Os problemas começam quando, em uma convenção, uma moça misteriosa o acusa de ser uma fraude, de não ser realmente filho de seu pai. A revelação cria uma onda de indignação no mundo (as histórias de Tommy são incrivelmente populares no mundo). Tom então parte para descobrir seu passado real, sem saber que está se metendo em uma conspiração muito mais profunda e sobrenatural do que ele pensava. Quem é realmente Tom? Quem, ou o quê, é realmente o seu pai? Onde a ficção termina e onde a realidade começa?

    Personagens: Tom e seus dois amigos, Lizzie e Savoy, são a encarnação sarcástica de Harry, Hermione e Ron. As circunstâncias que os unem são tão misteriosas quanto sobrenaturais; mas sua personalidade é sólida e verossímil.

    Estilo: A arte de Peter Gross é muito boa! Ela é relativamente clean, boa para focar nos personagens sem distrair o leitor. De vez em quando, algumas histórias paralelas desviam da principal; isto seria um incômodo se eu tivesse esperado um mês inteiro para ver a próxima parte da história e no lugar dela tivesse uma side quest.

    Enredo: Esta é uma daquelas estórias que foram pensadas do começo ao fim. Até os volumes mais recentes recuperam e explicam acontecimentos dos primeiros. A constante crise de identidade de Tom e sua busca pela verdade mantém o ritmo da história sempre rolando, cada vez com mais mistérios para instigar a leitura, mas (felizmente!) com arremates bem pensados.


    De forma geral, a série é muito boa! Recomendo! Infelizmente, não há ainda notícia de uma editora que tenha a intenção de publicá-la aqui no Brasil... provavelmente vai sair na Vertigo da Panini, mas certamente não tão cedo.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário